quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Comparativo entre Beringer X32 e Soundcraft Si Expression 3

Desde que a X32 foi lançada no mercado, confirmando o jargão que os responsáveis pelo markenting da Behringer usaram,  o jogo mudou. Arrisco em dizer que nunca antes uma digital teve uma entrada tão rápida no mercado. Temos visto que outras marcas tiveram um bocado de suas vendas afetadas e estão correndo atrás do prejuízo, lançando mesas que se aproximam do custo da X32 e com recursos próximos a ela. Uma dessas mesas recém lançadas é a linha Si Expression da Soundcraft. Essa linha possui três modelos. Expression 1 - com 16 entradas mono; Expression 2 - com 24 entradas mono e Expression 3 - com 32 entradas mono. Estaremos fazendo um comparativos entre os recursos presentes na X32 e as na Expression 3, que é a que se aproxima da X32 em números de canais.

CONEXÕES DE ÁUDIO ANALÓGICO:
 
X32:
  • 32 entradas mono de mic em padrão XLR.
  • 6 entradas de linha em padrão p10, sendo que as entradas 5 e 6 além do jack P10, também tem entradas RCA que podem ser usadas no lugar das P10 (não dá para usar o p10 e o RCA simultaneamente nos canais)
  • 2 entradas de Talk Back (mic interno + mic externo) 
  • A X32 não é expansível.
  • Todas as entradas completam um total de 40 inputs.
  • 16 saídas omni em padrão XLR.
  • 6 saídas de linha auxiliares padrão P10.
  • Saída Control Room (L &R) padrão XLR e P10
  • Duas saídas de fones, uma em cada lateral da mesa padrão P10 estéreo - 40 ohms. 
Si E3:
  • 32 entradas mono de mic em padrão XLR (também pode receber sinal de linha)
  • 4 entradas de linha em padrão p10 que são agrupadas em dois pares estéreo.
  • A Si E3 pode ser expandida através da instalação de uma placa MADI ou Cobranet conectados a Stage Box completando até o máximo de 66 canais de mixagem.
  • As entradas físicas completam um total de 36 inputs.
  • 16 saídas omni padrão XLR.
  • 1 saída de fones na frente da mesa, padrão P10 estéreo - 32 ohms.
CONEXÕES DE ÁUDIO DIGITAL:
 
X32:
  • Possui duas portas AES 50 por cabo de rede Cat 5 que permitem  48 canais de áudio bidirecional cada uma simultaneamente, totalizando 96 canais bidirecionais. Sabendo que a capacidade de canais para mixagem se restringe aos 32 canais principais mais 6 auxiliares, dessa forma ela tem a capacidade máxima de mixar 38 canais. Através dessas porta é possível conectar dois Stage Box ou duas outras X32 ou uma x32 e um Stage Box.
  • Pela Placa Xuf (já instalada) pode receber até 32 via USB ou FireWire para playback e Sound Check virtual. Através dela é possível também enviar para gravação em um computador conectado 32 canais de áudio simultaneamente.
  • Possui uma porta para conexão do sistema de monitoração pessoal P16 que permite a transmissão simultânea de 16 canais de áudio através de cabo de rede Cat-5
  • Possui uma saída AES/EBU que pode transmitir dois canais de áudio digital (L/R)
  • A placa Xuf pode ser substituída por outras placas de protocolo ADAT, MADI ou Dante. Cada uma dessas placas é capaz de carrear 32 canais de áudio bidirecional.
Si E3:
  • Possui uma porta AES/EBU out e outra AES/EBU in, através de conector XLR, que permitem a transmissão e recepção de 2 canais de áudio digital respectivamente.
  • Possui um slot de expansão que permite a instalação de uma das seguintes placas disponíveis atualmente: MADI - permite a transmissão bidirecional de até 56 canais de áudio; AVIOM A-NET 16 - permite a transmissão de 16 canais de áudio para ao sistema de monitoração pessoal AVIOM; CobraNet - permite a transmissão de até 32 canais de áudio bidirecionais; AES/EBU - adiciona mais duas portas IN e duas portas OUT nesse padrão conforme descrição acima.



Traseira da X32 com suas conexões mais completas e a Xuf de série
 


Placas de expansão para a série Si da Soundcraft.


BUS SENDS:

X32:
  • 16 mandadas auxiliares que podem aos pares ser configuradas como subgrupos.
  • 8 DCAs (fucionam similar a subgrupos estéreo).
  • 6 saídas Matrix.
SiE3:
  • 14 mandadas auxiliares que podem funcionar de modo estéreo, o que corresponderia nessa configuração ao 28 saídas auxiliares.
  • Não possui DCAs.
  • 4  saídas Matrix.

CHANEL STRIP:

As duas mesas apresentam uma superfície de controle, no que tange ao Chanel Strip, bem intuitivas, que facilitam bastante o acesso as principais funções. As duas possuem knobs com colares de led que permitem, sem usar o LCD, a visualização do que você está fazendo no canal selecionado. Ambas possuem cessões bem definidas com os principais controles para o pré-amplificador, processadores dinâmicos, equalizadores. Porém diferenciam-se no que tange ao controle dos BUS (auxiliares). Enquanto na X32 temos knobs para as mandadas Bus, não temos eles na Soundcraft, fazendo necessário o uso da função Sends on Fader. (Ela possui botões dos Bus, chamados de Mix 1-14, ao selecionar um desses, os faders passam a mixar os respectivos canais para o Mix selecionado e o fader máster passa a atuar como a saída máster do respectivo Mix. O mesmo procedimento se dá para mixar os Matrix e Fx).
A Soundcraft possui todos os controles do gate e compressor para acesso imediato no Chanel Strip, a Behringer tem apenas o controle de Threshold, no entanto em cada parte da X32 temos práticas teclas "view" que permitem viajar diretamente para as configurações daquele setor sem precisar navegar por labirintos de menus.

Na X32 o "Sends On Fader" funcionam em sentido duplo, selecionando um canal à esquerda, você escolhe para quais Bus você vai enviar aquele canal usando os faders da seção master. Selecionado um Bus na seção master, você mixa os canais para ele usando os faders dos canais.

 
 
 




VISUALIZAÇÃO E NAVEGABILIDADE:

A X32 possui um LCD muito mais amplo e de visualização muito melhor que a Soundcraft, porém esta última é touch (não sabemos informar sobre a sensibilidade e precisão do LCD ao toque). É muito mais didática as informações gráficas da X32, podendo visualizar o estado de todas os ajustes do canal selecionado na tela home. Na Soundcraft isso não acontece, os menus são menos auto-instrutivos porém permite visualizar automaticamente no LCD as alterações que está fazendo ao alterar alguma função, por exemplo: se você começar a alterar a equalização, o LCD imediatamente irá mostrar as alterações sendo feitas. Veja que é bem diferente da função "view" da X32, enquanto nesta de fato estamos no menu que nos permite alterar as configurações, nas Expression, estaremos apenas visualizando as alterações. Além disso, a visualização que terá nada mais é que uma "cópia" do que você vê nos colares do Chanel Strip, por exemplo: na X32 você verá a curva de equalização que está criando, na Si Expression você irá ver os Knobs do equalizador.

LCD da X32 mostrando a curva de Eq e o RTA da versão 2.0





 

Exemplo da visualização na Si Expression - no caso controles do compressor.


 
 

A X32 possui pequenos LCDs que permitem nomear os canais e identifica-los através de um gráfico e pela cor de fundo da iluminação deste LCD.
A SiE3 possui faders que tem sua iluminação LED com sua cor alterada conforme o contexto. Você teria que decorar cada cor significa o que e mesmo assim não tem utilidade em identificar cada canal, tendo você que recorrer a velha fita crepe para poder fazer isso.
 
Na X32 você tem acima de cada fader indicadores dos níveis de entrada de cada canal com uma sequencia de 6 leds e mais dois para indicarem a atuação do compressor e do gate.
Na SiE3 você tem uma sequência de 4 leds para indicar os níveis de sinal do canal e mais uma sequencia de 4 leds para mostrar o Gain Reduction do compressor.
 
Além das teclas que terão as funções de seleção, mudo e solo, que ambas as mesas possuem, a SiE3 possui um knob que pode ser usado globalmente (você seleciona a mesma função para todos os canais simultaneamente) para ajustar o ganho, um filtro ou o pan. Essa função é escolhida através da seleção dos respectivos botões ao lado da linha de knobs na seção máster.
 
 
 

 
 
 
EQUALIZADORES:
 
A X32 possui equalizadores paramétricos de 4 bandas em todas as entradas, mais um filtro Low Cut de frequência variável. Todas as 4 bandas são full paramétricas, isto é: você pode escolher a frequência, a largura de banda e o ganho. Além disso, você pode escolher entre filtros de Q variável ou fixo nas bandas centrais e entre Low e High Shelving, ou Low e High Cut ou Q fixo ou variável nas bandas extremas. Em todos os canais de saída ela possui equalização paramétrica de 6 bandas com as mesmas características acima. Ela possui 8 racks de efeitos que podem ser configurados para funcionar como até 8 equalizadores gráficos estéreo ou 16 equalizadores gráficos mono que podem ser controlados através dos faders da seção de Bus e podem ser insertados em qualquer entrada ou saída.
 
A Si E3 possui equalizadores paramétricos de 4 bandas nas entradas e um filtro Low Cut de frequência variável. As bandas extremas no entanto só funcionam como filtros Shelving onde você não pode escolher o Slope. Ela possui em suas saídas equalizadores gráficos de 31 bandas que não podem ser insertados em canais.
 
COMPRESSORES E GATES:
 

Compressores são instrumentos muito pessoais, onde a sonoridade vai variar de fabricante para fabricante. O que podemos dizer aqui é sobre os recursos oferecidos em cada uma das mesas.
Na X32 os compressores e gates tem a possibilidade de introdução de filtros no Side Chain além de poder usar outros canais como sinal de disparo dos mesmos, permitindo por exemplo, efeitos de ducking. Além dos controles tradicionais, o compressor da X32 tem um controle de "HOLD", recurso raro mesmo em compressores de hardware dedicado.

A SiE3 possui filtros HPF e LPF para o gate, porém não achei esses recursos no compressor. Também não achei uma maneira de processar o Side Chain ou fazer Ducking com ela.

EFEITOS:

A X32 possui uma seção de efeitos com 8 racks virtuais. Os 4 primeiros podem ser usados nas mandadas auxiliares (reverbs, etc) como insertados (compressores, equalizadores, etc) em uma linha de sinal (canal ou bus). No entanto os 4 últimos só podem ser usados como efeitos insertados. lembramos que se você for usar eqs gráficos, você irá ocupar alguns desses racks de efeitos.

A SiE3 possui 4 racks de efeitos Lexicon. O acesso a cada um deles se dá através de teclas dedicadas (fx1, fx2, fx3, fx4). Sua mixagem é feita a exemplo dos Bus sends, como descrito no "sends on fader" no parágrafo sobre "Chanel Strip".

PAGINAÇÃO:

Os faders da X32 são divididos em duas seções. Os primeiros 16 faders você tem os 32 canais em duas camadas. Também tem uma terceira camada onde tem as entradas auxiliares (são as entradas físicas auxiliares em P10, não confunda com as mandadas auxiliares - BUS) e uma quarta onde pode ver todos os máster dos 16 Bus. Na segunda seção com oito faders, você tem na primeira camada os 8 DCAs, na segunda e terceira os 16 Bus e na quarta os 6 Matrix mais a saída mono. Além desses, tem um fader dedicado a saída principal L&R.

Na SiE3 temos 30 faders que funcionam em 4 camadas (A, B, C, D). Cada uma dessas camadas podem ser configuradas ao gosto do cliente, porém pode tornar a coisa um pouco confusa porque não tem indicação do que cada camada corresponde. As páginas vem configuradas da seguinte forma: A e B - imputs, C - Master Bus, D - Master Matrix. Além disso esses mesmos faders se transformam nos knobs dos eq gráficos das saídas da mesa ao se pressionar as teclas específicas, sendo que somente metade deles é usada para essa função, dessa forma temos duas teclas, uma para a primeira metade do eq (GEQ LO) e outra para a metade superior (GEQ HI). Além desses ela possui mais dois faders, um dedicado a saída principal e outra para a mono.

Botões de paginação da SiE3
 
 
 
Botões de paginação da X32. A esquerda os da seção de inputs, a direita os da seção de Bus.
 
 
GRUPOS DE MUTE E OUTROS RECURSOS:
 
 
A X32 possui 6 grupos de mudo especificados. Possui ainda uma seção de botões programáveis que consistem de 8 botões, 4 knobs arrumados em 4 colunas tendo cada uma seu display LCD indicando a função programada. Essa seção possui ainda 3 camadas o que totaliza um total de 36 pontos de programação. Possui uma seção de talk back com duas programações possíveis, dessa forma você pode por exemplo programar o "TALK A" para falar com os monitores dos músicos e o "TALK B" para falar ao PA. Pode ainda usar o mic interno da mesa ou conectar um mic externo (sem phanton). Possui uma entrada USB onde se pode gravar duas das saídas da mesa como por exemplo L&R, playback de gravações em padrão WAV, salvar e recuperar cenas e atualizar o firmware.
 
A SiE3 possui 4 grupos de mute, que não tem sua função claramente mostrada constando de 4 botões com numerais de 1 a 4 e um botão de SETUP para programar. Não possui TALK BACK. Possui uma entrada USB para gravação e recuperação de cenas e atualização de firmware. Não possui botões programáveis.
 
 

Botões configuráveis e grupos de mudo da X32

Os grupos de mudo da SiE3 são os
botões numerados acima dos botões de paginação.
A função não fica clara para quem opera a mesa
 pela primeira vez sem que tenha estudado seu funcionamento.
 
 
CONCLUSÕES:
Existem muitos outros pormenores que poderiam ser ditos aqui, mas creio que mesmo o que já foi falado já é exaustivo de ler e contém informações suficientes para você fazer a escolha da sua compra. Ambas são boas mesas que vem para disputar basicamente o mesmo mercado de igrejas, pequenas casas de show, instalações fixas e pequenas empresas de locação. Não podemos falar nada em relação à qualidade do áudio, acho que isso é muito pessoal, mas certamente nenhuma das duas irá decepcionar. Em relação à usabilidade, eu penso que a SiE3 perde, pecando por não deixar claro as funções de cada botão fora do Chanel Strip, com um LCD com visualizações menos didáticas e sem uma forma de identificar os canais individuais.
A garantia da X32 de origem pela importadora oficial Proshows é de 18 meses enquanto a da SiE3 a informação obtida é que é de 6 meses.
Em resumo, eu diria que a não ser que você precise de mais de 32 inputs, a X32 em recursos é superior a SiE3, o que resta é o apelo da marca Soundcraft, muito bem reconhecida em termos de qualidade no meio do áudio pró. Reputação que não é compartilhada pela Behringer até o presente momento, mas que parece que está mudando.
E você? O que tem a dizer objetivamente em relação a essas mesas.

 
OBS:  
Todas as informações aqui colocadas foram extraídas da literatura oficial fornecida pelos fabricantes, alguns vídeos na internet e pelo contato direto com os equipamentos. Caso você perceba alguma informação inverídica ou equivocada, por favor informe nos comentários. Tão logo obtenhamos outras informações importantes, postaremos aqui.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu vou de x32!
Quesito expansão não é vantagem para mim. Mas, o nome da marca "Soundcraft" pesa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Soundcraft som de verdade sai dali....

cariocah21 disse...

Um amigo meu possui uma soundcfraft EXP3 na igreja dele e na minha possuo uma x32. Sem dúvida a x32 é bem mais fácil de mexer. Mas o que me impressionou foi a fidelidade dos equalizadores, Gate e Compressor e efeitos da soundcraft. O Equalizador, se bem regulado, reproduz uma qualidade monstruosa! O instrumentos parecem que estão sendo reproduzidos de um playback. Mesmo com tudo bem equalizado, a x32 não apresentou o mesmo resultado. Isso porque as caixas que uso é de melhor qualidade que as dele... Agora quero vender minha x32 pra ver se consigo uma Soundcraft E3... mesmo sendo um pouco mais complicada pra operar.

Unknown disse...

Olá, eu comprei uma soundcraft expression 3 e recomendo , mesa completa e muito facio de manusear.

cariocah21 disse...

Atualizando aqui; Consegui comprar a Soundcraft E3 e não me arrependi. Ela é fácil de manusear e transformou o som da minha igreja em algo bem mais prazeroso. Recomendo a SE3 por ter testado ambas.

Unknown disse...

Interesso na sua x32.. Ou numa troca pela Soundcraft.. 031-992394010 Xandão