sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MIDAS M32

 
E a aclamada MIDAS, lança a novíssima console M32. Uma console muito bonita e com certeza vai gerar muito comentário no meio do áudio. Por que? A começar pelo nome, tudo nela remete à Behringer X32. Lembramos que a Music Group, pertencente ao CEO da Behringer Sr. Uli, é a controladora das marcas: Behringer, Midas, klark Teknik, Bugera e a última a se juntar ao grupo, Turbosound (muitas novidades em relação a caixas acústicas são prometidas).
Não se resume à simples coincidência do nome. O Chanel Strip da mesa é praticamente o mesmo da X32, assim como a interface gráfica e portanto todo o workflow.
 
(Chanel Strip conforme a X32 - Knobs  com o mesmo colar de led
e os mesmos controles, inclusive as práticas teclas View)
 
Claro, diferente da X32, que vem serigrafado Behringer by Midas, esta é de FATO uma MIDAS. A construção é infinitamente superior com materiais mais nobres e com faders que prometem durar um ciclo de 1.000.000 de vezes. Além disso, os prés não são desenvolvidos pelos técnicos da MIDAS, eles SÃO de fato aclamados prés da MIDAS. Então espere uma sonoridade superior.
Também usa o sistema de monitoramento pessoal da X32, o sistema P16.
Uma adição em relação ao sistema da X32 são os RTAs de 100 bandas em cada canal.
 
(Repare no gráfico idêntico ao da X32, com exceção do RTA)
 
Outra diferença, é que há o app oficial para Android que permite o controle remoto wireless da mesa.
Mas isso também trouxe grandes benefícios aos usuários da X32. Ela chega a sua atualização 2.0. Então espere grandes melhoras e adições de recursos à X32. Já sabe-se que ao menos que os racks de efeitos foram aperfeiçoados, agora com efeitos baseados em emulação de sistemas analógicos.
Outros placas de expansão foram adicionadas ao portfólio da X32, agora tem a disposição placas com os protocolos ADAT, DANTE e MADI. Todos oferecendo a transmissão de até 32 canais (na ADAT temos 4 portas In e 4 Out). Essas mesmas placas são compartilhadas com a M32.
Quem sabe as novidades do RTA e do app para Android saiam para a X32 também?
 
(Placa ADAT)
 
Agora eu consigo entender o porque do Sr. Uli ter adiado tantas vezes o lançamento da X32 e ter mudado praticamente todo o projeto dela, inclusive o protocolo usado para seu Stage Box.
A impressão que dá é que a X32 foi uma espécie de laboratório para a M32, entende-se inclusive a eficiência da equipe em lançar tão rapidamente suas atualizações. Talvez o projeto da M32 seja até anterior ao da X32.
A pergunta que deixo para os que até o presente momento insistem em desconfiar da qualidade do projeto X32: a MIDAS ficou ruim ou a X32 realmente é um bom projeto?

2 comentários:

heriberto gurgel disse...

Não amigo, nunca se achou que o projeto fosse ruim na x32, o que não se acredita é exatamente a durabilidade da mesma, fora alguns probleminhas que já estão começando surgir. Mas creio que mesmo a MIDAs fazendo parte do grupo, não creio que irão assassinar a marca.

Anônimo disse...

Tenho a x32 a mais de um ano e nao tive nenhum problema ainda! Creio que o difícil no nosso pais seja agüentar as péssimas estradas e maus usuários. Trabalhei semana passada no show do Allan Parsons live Project em B H e o engenheiro de monitor me disse que tem usado a M 32 e que a mesma e uma console sensacional!